sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Politizando em Minas vai às ruas!

O primeiro turno das eleições acabou há pouco mais de 15 dias, mas boa parte dos eleitores já esqueceram os seus votos. O Blog Politizando em Minas foi conferir de perto as expectativas da população quanto aos próximos quatro anos e registramos a tendência de esquecimento dos Belo-Horizontinos.

Os irmãos Pablo e Giulia Chaves, residentes no bairro Caiçara, região Noroeste de Belo Horizonte, garantem se lembrar dos votos de senador, governador e presidente. Pablo por sua vez, diz fazer confusão entre os seus escolhidos para Deputado Federal e Estadual. Giulia afirma se lembrar dos candidatos, mas não tem certeza quanto ao Partido. "Acredito que a falta de identidade política não é apenas um desinteresse meu, mas também uma ausência de incentivo no sistema eleitoral. É fácil fazer propagandas motivando, mas o não cumprimento das obrigações e promessas, além do completo descompromisso em termos de honestidade, geram como resultado o esquecimento completo do povo", afirma Pablo. Giulia complementa a linha de raciocínio e fala a respeito da educação brasileira: "o apreço pela política deveria ser levado em conta na sala de aula, desde o ensino fundamental. É necessário ensinar às crianças o que faz cada um dos nossos representantes na câmara, assembléia e no congresso".

Explorando as ruas da cidade, o Blog verificou as melhorias que os moradores da região do Alto dos Pinheiros esperam. O comerciante Raphael Camargo, de 51 anos, diz tentar fazer com que os filhos acreditem que o bairro melhorará, a economia fará com que novas viagens de família venha a acontecer, mas que ele mesmo não tem essa certeza: "hoje o maior desafio de boa parte da Noroeste é garantir a comida no café da manhã, almoço e janta. Quando as crianças fizeram 16 anos, expliquei a importância do voto e fomos juntos tirar o título do eleitor. É uma garantia a mais de que poderemos mudar o nosso entorno e a cidade". Quanto às expectativas, Raphael conclui: ''gostaria de ver meus filhos com emprego garantido e uma boa qualificação de trabalho. Me sentiria realizado se as chances para tal fossem dadas''.

Aproveitando o aquecimento dos militantes Petistas e Tucanos, rumo ao segundo turno presidencial, o Politizando em Minas compareceu ao encontro da JPMG - Juventude Política de Minas, realizado hoje no princípio da tarde na Praça da Liberdade e percebemos o espírito de insatisfação referente a campanha eleitoral que vem sendo veiculada na TV e Rádio. A estudante de música, Aline Gontijo, se caracterizou de forma irônica a fim de provocar polêmica. "Eles não são cômicos durante todo o período das eleições e nos quatro anos seguintes? Pois também serei, para ver se eles percebem o quanto é ridículo", afirma ''Nini'', como prefere ser chamada. No que diz respeito às propostas, a jovem fala sobre o que pensa ser prioritário: ''em primeiro lugar, o que desejo é ver planos de governo nos projetos dos candidatos. Quero saber o que pensam sobre saúde, infraestrutura, segurança, saneamento básico e todos os pilares essenciais. Não basta apenas falar de forma superficial, mas apresentar detalhadamente o que pretendem fazer''.

Ainda na região noroeste, o Hospital Bonsucesso, localizado no bairro Alípio de Melo, recebe constantemente mães com bebês recém-nascidos, por ser referência no país quanto a maternidade. Aguardando consulta, a mamãe Poliana Coelho, perguntada a respeito de política, sorriu para o filho e disse ''espero que Thetheu (o seu bebê) tenha condições de viver sem medo ao sair nas ruas e tenha uma profissão com espaço para atuar e construir uma carreira segura''. Poliana admite não lembrar o seu voto para Deputado Federal, mas garante que avaliou as opções a fim de reduzir seus erros: ''acho natural esquecermos as nossas opções por conta da correria do dia-a-dia, mas li as propostas e um breve histórico do meu candidato antes de fazer a escolha''.

Confira na galeria de imagens, os entrevistados da vez.


    Na imagem, Pablo e Giulia Chaves - Bairro Caiçara.
    (Foto: Rafael Oliveira)


    Raphael Carmago, do Alto dos Pinheiros, ao lado do seu Chevette.
    (Foto: Rafael Oliveira) 


    Carlos Camargos (no meio), filho de Rafael, com os
    amigos Diego (na esquerda) e Fábio (direita).
    (Foto: Rafael Oliveira)


   A estudante de Música Nini, na Praça da Liberdade.
   (Foto: Rafael Oliveira)


    Nini exibe o seu violão de marca ''Michael''.
    (Arquivo pessoal - Reprodução Autorizada)


    Poliana e seu filho, o pequeno Matheus Coelho.
    (Foto: Rafael Oliveira).

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Boletim da Noroeste: cidadania nas Eleições 2010

No último dia 3 de outubro as cidades brasileiras foram tomadas pelo clima eleitoral. A festa da democracia ajudou a eleger deputados estaduais, federais, senadores e governadores. A decisão sobre o próximo presidente ficou para segundo turno, com data marcada para o dia 31.

Exemplo de cidadania, a ex-funcionária pública e aposentada, Maria Auxiliadora Perdigão, foi até o Colégio Salesiano, na região Noroeste de Belo Horizonte, e exerceu o seu direito de votar ao lado da neta, Tâmara Leite. Aos 77 anos, Auxiliadora afirma não ter perdido sequer uma eleição, desde 1989. “Sou patriota e acredito em um Brasil melhor. Gosto de participar de cada momento da nossa política, ainda mais por ter se tornado tão ágil e simples o processo de votação. Hoje mesmo gastei menos de 2 minutos para digitar os números dos meus seis candidatos”, diz.

Estudante de Comunicação Social, a jovem Tâmara Leite pretende seguir os passos de sua avó e destaca a importância da continuidade do espírito politizado: “quero colaborar com o destino do país, mesmo após os 72 anos (idade limite do voto obrigatório). Mais do que isso, transmitirei para os meus filhos e netos a importância de contribuir no destino do país, assim como a “Dôra” faz com a gente”.
                                                           
                                             (Foto: Rafael Oliveira)
           Auxiliadora e Tâmara: avó e neta votam juntas

Ainda na região noroeste da capital mineira e cumprindo o dever eleitoral, o então candidato a vice-governador, Patrus Ananias, compareceu logo cedo, às 11h, na PUC Minas – campus Coração Eucarístico. Na sua seção, teve a companhia do ex-prefeito e pretenso candidato ao senado Fernando Pimentel, e dos ministros Hélio Costa e Luis Dulci, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. No restante do dia, Patrus acompanhou a apuração com a sua família, enquanto Hélio Costa visitou amigos em Uberlândia e Montes Claros. Ao final da tarde, o peemedebista retornou a Belo Horizonte, onde acompanharia a apuração em sua residência, no Bairro Santa Lúcia, região sul da capital.

                                                                                                       
     (Arquivo PT Minas - Reprodução autorizada)

O resultado completo das Eleições 2010 está disponível na página do TSE - Tribunal Superior Eleitoral.