terça-feira, 5 de outubro de 2010

Boletim da Noroeste: cidadania nas Eleições 2010

No último dia 3 de outubro as cidades brasileiras foram tomadas pelo clima eleitoral. A festa da democracia ajudou a eleger deputados estaduais, federais, senadores e governadores. A decisão sobre o próximo presidente ficou para segundo turno, com data marcada para o dia 31.

Exemplo de cidadania, a ex-funcionária pública e aposentada, Maria Auxiliadora Perdigão, foi até o Colégio Salesiano, na região Noroeste de Belo Horizonte, e exerceu o seu direito de votar ao lado da neta, Tâmara Leite. Aos 77 anos, Auxiliadora afirma não ter perdido sequer uma eleição, desde 1989. “Sou patriota e acredito em um Brasil melhor. Gosto de participar de cada momento da nossa política, ainda mais por ter se tornado tão ágil e simples o processo de votação. Hoje mesmo gastei menos de 2 minutos para digitar os números dos meus seis candidatos”, diz.

Estudante de Comunicação Social, a jovem Tâmara Leite pretende seguir os passos de sua avó e destaca a importância da continuidade do espírito politizado: “quero colaborar com o destino do país, mesmo após os 72 anos (idade limite do voto obrigatório). Mais do que isso, transmitirei para os meus filhos e netos a importância de contribuir no destino do país, assim como a “Dôra” faz com a gente”.
                                                           
                                             (Foto: Rafael Oliveira)
           Auxiliadora e Tâmara: avó e neta votam juntas

Ainda na região noroeste da capital mineira e cumprindo o dever eleitoral, o então candidato a vice-governador, Patrus Ananias, compareceu logo cedo, às 11h, na PUC Minas – campus Coração Eucarístico. Na sua seção, teve a companhia do ex-prefeito e pretenso candidato ao senado Fernando Pimentel, e dos ministros Hélio Costa e Luis Dulci, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. No restante do dia, Patrus acompanhou a apuração com a sua família, enquanto Hélio Costa visitou amigos em Uberlândia e Montes Claros. Ao final da tarde, o peemedebista retornou a Belo Horizonte, onde acompanharia a apuração em sua residência, no Bairro Santa Lúcia, região sul da capital.

                                                                                                       
     (Arquivo PT Minas - Reprodução autorizada)

O resultado completo das Eleições 2010 está disponível na página do TSE - Tribunal Superior Eleitoral.

Um comentário:

  1. Rafa,

    legal o post e a entrevistada de 70 anos...mas dar a agenda do Patrus sem apuração, não. Você poderia ter feito uma imagem dele votando, por exemplo, ou um vídeo dele falando com a imprensa, saindo da PUC...a foto reproduzida/divulgada e antiga ficou burocrática demais...:(

    ResponderExcluir